Atualmente, as Esteiras de Bunho são consideradas um produto artesanal de grande valor cultural e histórico para a região de Aveiro.
Originalmente feitas a partir de uma planta que nascia na zona lagunar da Ria de Aveiro, eram utilizadas para proteger objetos de grande porte para exportação em navios.
sobre as esteiras de bunho na região de Aveiro
De necessidade a objeto de decoração
As esteiras de bunho, feitas a partir de uma planta que nascia na zona lagunar da Ria de Aveiro, era essencialmente utilizadas para proteger objetos de grande porte para exportação. Os vagões dos navios forrados com as esteiras, protegendo assim os materiais que transportavam.
Na região de Aveiro, as esteiras de bunho eram também utilizadas para proteger o milho a secar nas eiras e para colocar debaixo dos colchões de palha, para estes se tornarem mais duros. Atualmente as esteiras são utilizadas apenas como artesanato e são vendidas no mercado tradicional.
Embora esta arte se realizasse ao longo de todo o ano, era sobretudo no inverno, quando o trabalho agrícola era mais escasso que, sobretudo as mulheres, se dedicavam à manufactura das esteiras de bunho, com vista a obter um suplemento financeiro.
Atualmente, as Esteiras de Bunho são consideradas um produto artesanal de grande valor cultural e histórico para a região de Aveiro, sendo utilizadas sobretudo para decoração.
A produção tradicional de esteiras de bunho pela Natália de Jesus, em Frossos, é certificada.
experienciar as esteiras de bunho na região de Aveiro
Uma arte quase esquecida mas que se mantém viva na Região de Aveiro
A criação das esteiras de bunho é uma arte que poucos artesãos ainda fazem. Se pretende conhecer melhor e assistir a esta arte, são realizados pontualmente alguns eventos e exposições na região de Aveiro, que procuram salvaguardar e manter vivas estas tradições.
A festa do Bunho e do Junco, em Anadia, tem como objetivo reunir os artesãos ligados a esta arte e recuperar as suas vivências ligadas ao Bunho e ao Junco. Nesta festa pode encontrar bancadas com artesãos, de todo o país, onde expõem os seus trabalhos, mas também fazem demonstração de como se fazem peças de Bunho e Junco. Poderá ainda obter mais informações sobre feiras e exposições no posto de turismo de Anadia,
Conheça a artesã
Visite a região de Aveiro e contribua para a valorização dos artesãos locais e preservação do artesanato e saberes regionais.
Os artesãos da Região de Aveiro preservam técnicas tradicionais da região passadas de geração em geração, produzem produtos de alta qualidade e únicos, utilizam técnicas e materiais sustentáveis, promovem a economia local e permitem a personalização de produtos. Todas estas razões contribuem para manter viva a cultura e a história da Região de Aveiro, além de oferecer aos visitantes produtos exclusivos e sustentáveis.
A D. Natália nasceu na freguesia de Frossos em Albergaria-a-Velha, tendo vivido no Cacém até aos 10 anos. Nessa altura, regressou a Frossos, onde vive até agora. A D. Natália é a única pessoa no concelho que ainda produz as esteiras de junco fabricadas com bunho, de forma totalmente artesanal, e faz todo o processo sozinha.
Atualmente, faz as esteiras para se entreter, e para não deixar morrer a tradição. Participa em várias feiras de artesanato na região (ex: Torreira e São Jacinto), onde faz demonstrações e vende os seus produtos.