Skip to main content
https://www.youtube.com/watch?v=sr41R3D7uTc
artesanato na Região de Aveiro

Cerâmica

Uma das mais antigas tradições de Portugal é a cerâmica artesanal, que teve início por volta do século XVI com o fabrico da cerâmica branca. 

Uma região muito importante, desde sempre, para esta arte é a região de Aveiro, sendo reconhecida pela produção de pratos, copos e jarras. A pintura de cerâmica é muito inspirada em elementos da terra, do ar e da água como os peixes, aves e flores, remetendo muitas vezes, para as tradições do nosso país.   

sobre a cerâmica na região de Aveiro

Uma referência na pintura de cerâmica de porcelana

A Vista Alegre teve uma dinâmica social importante na região de Aveiro, através do Bairro Operário, situado nos espaços envolventes à fábrica e que servia de habitação para os trabalhadores, mas também incluía serviços e atividades culturais para a sua recriação quotidiana. Muitos artesãos que se dedicam a esta arte trabalharam ou aprenderam com pessoas que trabalharam nesta fábrica e viveram no Bairro operário.  

Atualmente, as técnicas tradicionais continuam na criação dos objetos de cerâmica, já o design é mais contemporâneo, fazendo com que os artesãos criem peças únicas e criativas valorizadas em todo o mundo.  

A cerâmica na região de Aveiro é ainda, uma importante tradição local, presente em várias lojas e oficinas. Muitas possuem ateliê próprio onde pode ver a produção de uma peça, criar uma ou fazer workshops para aprender as técnicas.  

Os ceramistas de Portugal são reconhecidos por fabricar os objetos mais bonitos e a região é conhecida pelos seus azulejos, ladrilhos e cerâmica decorativa, muitos dos quais são feitos à mão em oficinas locais.

experienciar a cerâmica na região de Aveiro

Uma arte decorativa, colorida e tradicional

Existem alguns locais onde pode ver e experimentar o processo da criação de cerâmica na Região de Aveiro, observando de perto a mestria das mãos dos melhores artesãos da região. A cerâmica é uma parte essencial da história e cultura de Aveiro, e uma visita a uma das oficinas locais é uma experiência única e enriquecedora para os visitantes da região.

A Oficina da Formiga, em Ílhavo, realiza esporadicamente alguns workshops, no entanto, ao visitar a oficina, se tiver interesse no processo de fabrico ou de pintura das peças, o Jorge e a Milu são as pessoas certas para lhe mostrar como funciona a oficina e qual a magia que fazem dentro das 4 paredes.

No atelier Pássaro de Seda, em Aveiro, pode aproveitar os workshops de cerâmica e outras experiências para aprender esta arte, melhorar algumas técnicas, criar as suas ideias e partilhar bons momentos com esta comunidade.

A fábrica da Vista Alegre, na região de Aveiro, apresenta um museu com as memórias da produção das suas peças e da história da cerâmica. O museu possui visitas guiadas ao museu e ao bairro operário, oficina de olaria e pintura onde pode contemplar o trabalho delicado da pintura de peças.

A não perder na Região de Aveiro

Conheça os artesãos

Visite a região de Aveiro e contribua para a valorização dos artesãos locais e preservação do artesanato e saberes regionais.

Os artesãos da Região de Aveiro preservam técnicas tradicionais da região passadas de geração em geração, produzem produtos de alta qualidade e únicos, utilizam técnicas e materiais sustentáveis, promovem a economia local e permitem a personalização de produtos. Todas estas razões contribuem para manter viva a cultura e a história da Região de Aveiro, além de oferecer aos visitantes produtos exclusivos e sustentáveis.

Embarque numa das 4 experiências que criamos para si.

Experiências para desfrutar

Em dias de Chuva

Na região de Aveiro, em dias de chuva, há muito para ver e fazer. As atividades indoor incluem museus fascinantes e experiências interativas que promovem momentos de lazer e diversão em ambientes fechados.
Experiências para

Explorar Aveiro enquanto estudante

A região de Aveiro tem uma história rica, diversidade arquitectónica e artística, e uma umbilical ligação à Ria de Aveiro, que desde sempre influenciou a cultura local da região. Está a estudar em Aveiro? Deixe-se envolver pela cultura local.
Experiências para

Relaxar depois do trabalho

Ao longo de todo o ano a região de Aveiro oferece diversas atividades agradáveis para aproveitar os últimos raios de sol ao final do dia e terminar o dia de forma descontraída e relaxada.
Experiências para

Aprender com os mestres

A região de Aveiro, é conhecida pela sua rica tradição artesanal e pela variedade de artes e ofícios. Se é amante da cultura local aproveite os dias na região de Aveiro para visitar e aprender com os mestres, os verdadeiros guardiões do conhecimento cultural e tradicional.