Skip to main content
O Projeto Ria Viv’Arte

A criar experiências de Turismo Criativo 

O Ria Viv’Arte é um projeto desenvolvido pela AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – para estruturar e promover experiências turísticas relacionadas com as artes e os ofícios tradicionais da Região de Aveiro, nomeadamente a Arte Xávega e o Artesanato, que possam ser fruídas pelos visitantes do destino.  

O projeto tem como principais objetivos: 

  • Preservar e valorizar as artes e os ofícios tradicionais da Região de Aveiro;
  • Valorizar e prestigiar o conhecimento dos artesãos e dos profissionais que praticam artes e ofícios tradicionais;
  • Potenciar um maior conhecimento da Arte Xávega e da Cultura Artesanal pelos visitantes da região; 
  • Estruturar produto turístico e envolver os turistas em experiências de aprendizagem – Turismo Criativo; 
  • Promover o destino de forma segmentada (públicos com maior interesse em experiências culturais imateriais) e atrair fluxos turísticos mais qualificados para a Região de Aveiro. 

As atividades turísticas criativas do Ria Viv’Arte, representam uma oportunidade para que artesãos e profissionais dos ofícios tradicionais da Região tenham uma fonte de rendimento extra às suas atividades principais. 

Diversificar a oferta turística da Região de Aveiro

Experiências criativas 

Um dos principais focos do projeto Ria Viv’Arte é estruturar experiências criativas que possam ser fruídas pelos visitantes da região, procurando diversificar a oferta turística existente, integrando alternativas que possam atrair visitantes com outras motivações de viagem, distribuindo-os pela região, permitindo que estes conheçam mais do território, das suas pessoas e tradições. 

Um compromisso com a sustentabilidade

Tradições que permanecem vivas 

O Ria Viv’Arte é um projeto comprometido com os princípios da sustentabilidade, tendo um especial foco na vertente social e cultural, uma vez que as experiências do projeto promovem o contacto direto dos visitantes com os artesãos e profissionais de ofícios tradicionais da região. Através deste contacto pretende-se valorizar e prestigiar o saber-fazer da comunidade local, elevando-o a um patamar de experiência turística a não perder numa visita à Região de Aveiro.

Os territórios envolvidos no projeto Ria Viv’Arte 

O projeto Ria Viv’Arte é resultado da candidatura Valorização do património identitário “Arte Xávega e Cultura Artesanal da Região de Aveiro promovida pelos Grupos de Ação Local “Aveiro Norte” e “Aveiro Sul”, financiada pelo Programa Operacional Regional CENTRO 2020, ao abrigo do Aviso CENTRO-41-2021-03 – Valorização do Património Identitário dos Territórios no Âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitário.