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Produtos locais: 3 dicas para os restaurantes da região de Aveiro 

 

A gastronomia regional possuí um papel vital na preservação cultural e identitária de uma região, que envolve a forma como os pratos típicos são preparados, os ingredientes utilizados e as histórias relacionadas que levaram à sua criação e que transitam de geração para geração. 

Mas sabia que, 1 em cada 5 visitantes da Região de Aveiro afirma que a principal motivação para visitar o território é provar a gastronomia e os seus vinhos? 

Todos os dias, o nosso território recebe um grande número de visitantes (nacionais e internacionais), tendo aqui uma oportunidade para os cativar, dando-lhes a conhecer o que de melhor aqui se produz. Quem prova, volta. Quem explora a nossa gastronomia a fundo, fica apaixonado.   

Conheça neste artigo 3 dicas para elevar a qualidade da experiência gastronómica dos visitantes da Região.  

1. Privilegie produtos produzidos localmente 

Os pratos com produtos produzidos localmente são, cada vez mais, procurados pelos clientes, sobretudo, aqueles que se encontram de visita à região, uma vez que tentam durante esse período provar o que é mais tradicional e característico do território. ​ 

Será igualmente importante, para o cliente que apresenta esta motivação, compreender a origem dos produtos locais (ex: freguesia, produtor), que pode ser um elemento a utilizar – como trunfo diferenciador – na comunicação e no atendimento com o cliente. 

 

2. Um atendimento informado faz a diferença  

Os colaboradores desempenham um papel central no atendimento dos clientes. Estes devem estar devidamente informados sobre os pratos e os vinhos que se encontram na ementa, para que quando questionados (sobretudo sobre temas da região) consigam oferecer uma resposta adequada e satisfazer a curiosidade do cliente. ​ 

Conhecer bem o processo de confeção dos pratos é fundamental para que a informação passada seja mais eficaz e personalizada.​ 

 

3. A experiência do cliente pode continuar após sair do restaurante  

Durante a refeição, há vários elementos que podem assegurar que a experiência do cliente se mantenha, após este sair do restaurante. Os alimentos e, sobretudo, o vinho, podem gerar no consumidor o desejo de querer conhecer mais e visitar espaços que estejam relacionados. ​ 

Uma oportunidade para explorar este fenómeno, poderá passar por criar sinergias com produtores de vinho locais, que proporcionem uma visita a uma adega ou quinta

Gostou destas 3 dicas? Acredita que são fundamentais para incrementar num negócio? Conheça mais!  

 
Aproveite para descarregar o guia de recomendações e sensibilização para a utilização de produtos locais da Região de Aveiro – “Dos saberes aos sabores”.  

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