Produtos locais: 3 dicas para os restaurantes da região de Aveiro
A gastronomia regional possuí um papel vital na preservação cultural e identitária de uma região, que envolve a forma como os pratos típicos são preparados, os ingredientes utilizados e as histórias relacionadas que levaram à sua criação e que transitam de geração para geração.
Mas sabia que, 1 em cada 5 visitantes da Região de Aveiro afirma que a principal motivação para visitar o território é provar a gastronomia e os seus vinhos?
Todos os dias, o nosso território recebe um grande número de visitantes (nacionais e internacionais), tendo aqui uma oportunidade para os cativar, dando-lhes a conhecer o que de melhor aqui se produz. Quem prova, volta. Quem explora a nossa gastronomia a fundo, fica apaixonado.
Conheça neste artigo 3 dicas para elevar a qualidade da experiência gastronómica dos visitantes da Região.
Os pratos com produtos produzidos localmente são, cada vez mais, procurados pelos clientes, sobretudo, aqueles que se encontram de visita à região, uma vez que tentam durante esse período provar o que é mais tradicional e característico do território.
Será igualmente importante, para o cliente que apresenta esta motivação, compreender a origem dos produtos locais (ex: freguesia, produtor), que pode ser um elemento a utilizar – como trunfo diferenciador – na comunicação e no atendimento com o cliente.
2. Um atendimento informado faz a diferença
Os colaboradores desempenham um papel central no atendimento dos clientes. Estes devem estar devidamente informados sobre os pratos e os vinhos que se encontram na ementa, para que quando questionados (sobretudo sobre temas da região) consigam oferecer uma resposta adequada e satisfazer a curiosidade do cliente.
Conhecer bem o processo de confeção dos pratos é fundamental para que a informação passada seja mais eficaz e personalizada.
3. A experiência do cliente pode continuar após sair do restaurante
Durante a refeição, há vários elementos que podem assegurar que a experiência do cliente se mantenha, após este sair do restaurante. Os alimentos e, sobretudo, o vinho, podem gerar no consumidor o desejo de querer conhecer mais e visitar espaços que estejam relacionados.
Uma oportunidade para explorar este fenómeno, poderá passar por criar sinergias com produtores de vinho locais, que proporcionem uma visita a uma adega ou quinta
Gostou destas 3 dicas? Acredita que são fundamentais para incrementar num negócio? Conheça mais!
Aproveite para descarregar o guia de recomendações e sensibilização para a utilização de produtos locais da Região de Aveiro – “Dos saberes aos sabores”.