Para visitar
Entre no mundo do “Moliceiro”, visitando o Estaleiro-Museu do Monte Branco
Sobre
Sabia que o Barco Moliceiro e a arte da sua construção tradicional está num processo de candidatura a Património Imaterial da Humanidade UNESCO?
O Barco Moliceiro é, talvez, o ex-libris da cultura e do património imaterial da Região de Aveiro, assumindo um papel emocional e simbólico que vai muito além do que normalmente acontece com os barcos.
Se quiser conhecer a fundo a cultura da nossa região, é obrigatório explorar a história, os espaços e conhecer as pessoas que mantêm viva esta tradição. Um passeio de Barco Moliceiro não é suficiente.
Por isso, recomendamos que visite o Estaleiro-Museu do Monte Branco, que se situa na Torreira, na Murtosa. Aqui poderá explorar a história e as tradições associadas ao Barco Moliceiro e compreender todo o simbolismo que cada parte do barco tem.
No final, chega, talvez, o momento que o vai fazer nunca mais se esquecer desta experiência. Irá entrar no estaleiro do Mestre Construtor Naval, José Rito e assistir ao seu trabalho ao vivo.
É o momento de deixar a sua curiosidade libertar-se e falar com o Mestre, perguntar-lhe sobre os materiais utilizados, as técnicas que aplica, o porquê do Barco assumir uma forma tão característica, ou, simplesmente, porque os barcos moliceiros têm 4 painéis decorativos.
Após esta experiência, temos a certeza de que olhará para o Barco Moliceiro de outra forma e encontrará nele um pouco do simbolismo e da emoção que as comunidades locais sentem.